01/09/2010

Mude algumas atitudes pessoais e ganhe pontos na empresa.

O ambiente corporativo normalmente provoca concorrências internas, relações humanas superficiais e avaliações frequentes de competência. Parece que estamos sempre sendo colocados à prova. Portanto, conquistar a confiança e o respeito dos colegas e da chefia nem sempre é tarefa muito fácil. Mas se tem algo que pode ser utilizado como um instrumento de reconhecimento são as atitudes do profissional no ambiente de trabalho. A competência e o preparo técnico são condições básicas para garantir o emprego, porém, para se destacar, é preciso mais que isso. É necessário ter atitude, um tipo que se sobressaia dentro do ambiente corporativo.

Por mais que as pessoas tenham estreitado relacionamentos virtuais, aumentado o número de pessoas que compartilham coisas íntimas e profissionais nas redes sociais, é no dia a dia, no corpo a corpo, que você pode se destacar de forma a ganhar pontos na empresa e galgar cargos melhores. O trato com o colega, a preocupação com regras básicas de etiqueta e toques de diplomacia podem fazer muita diferença quando a chefia tiver de escolher alguém para ocupar um cargo novo ou assumir um desafio. Veja as dicas:
Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone.
Quanto ao modo de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa-fúcsia, amarelo-canário e verde-limão. Esses tons são fortes demais para trajar logo às 8 horas. Procure utilizar os tons neutros e escuros e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente.
O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, no qual um está de frente ou ao lado de outros colegas. Assim, o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone, e isso é muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é... Isso distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar em tom suave.
Outro problema com as estações de trabalho: em visita às empresas, percebi que algumas estações se parecem com o quarto da pessoa. Têm dezenas de “badulaques” – desde bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais a intimidade não é adequado.
Ficar ouvindo música com head fone ou até na caixa de som do computador. Infelizmente, ambas as atitudes demonstram desrespeito com o colega ao lado. Numa você está no “seu mundo”, e não no da empresa. Na outra, pode forçar as pessoas a escutarem música quando não querem, pois algumas não conseguem se concentrar se há música no ambiente, ou forçá-las a ouvir um estilo que não lhes agrada.
Dar a vez para uma pessoa passar no corredor é muito elegante. Sejam mulheres ou homens.
Chamar um colega para tomar um cafezinho também é uma atitude agradável, principalmente se ele acabou de ser contratado na empresa e ainda não conhece ninguém. Mas cuidado para não parecer que você não tem nada para fazer, além do social na empresa. Fazer as vezes de aglutinador de pessoas é um papel muito simpático.
Cuidado com a música de alarme do seu celular. Pode parecer um absurdo, mas ela revela muito a seu respeito. A música Dança do créu, por exemplo. Imagine esse toque no celular, no meio do expediente, num horário em que o funcionário foi buscar água. Muito desagradável. Algumas empresas solicitam aos funcionários que deixem o toque no vibracall para não incomodar os colegas. Essa é uma atitude elegante.
Em reuniões de trabalho, cuidado para não querer aparecer demais. Escute o que todos têm a dizer e dê sua opinião. Não interrompa as pessoas, mesmo que elas estejam dizendo algo absurdo. Em vez de falar: “Não diga uma bobagem dessas”, fale: “Minha opinião é diferente da sua. Acredito que...”. Não deprecie um colega na frente dos demais (mesmo que ele seja uma pessoa desagradável), pois esse tipo de atitude fica mal para você.
Mesmo que trabalhe em ambientes mais descontraídos, que permitam certa liberdade nas atitudes, não esqueça que tratar com educação e consideração os colegas é o passaporte certo para adquirir respeito e colaboração quando você passar a chefiá-los.
Renata Mello é consultora de imagem corporativa.


“Sou supervisor de vendas em Minas Gerais. Agradeço a todo o grupo da revista Liderança. Vocês não têm ideia do quanto estão ajudando a mim e a minha equipe. Tenho obtido bastante sucesso colocando em prática os ensinamentos, mudei muito a maneira de me comunicar com o meu pessoal e confesso que isso foi bastante positivo. Tive uma resposta imediata em nossas metas”
Dílson Dias


Para pensar
“Nem temido nem querido, o melhor líder é aquele que sabe se comportar de acordo com o que a situação pede”
Gonçalo Pontes Junior