09/12/2010

Planejar é Preciso ( Comercial )

Planejar é preciso


Em 1886, um alemão de nome Daimler, na tentativa de convencer seus colegas de trabalho sobre a viabilidade de investir em um novo negócio (automóveis), previu de maneira otimista o potencial de consumo desse produto em 1 milhão de unidades. Em 1997, segundo a The economist, era cerca de 600 milhões o total de automóveis circulando pelo mundo! Uma rápida nota: Daimler, mais tarde, associou-se ao Senhor Benz e, juntos, fundaram a Mercedes-Benz. Claro, venderam bem mais que o 1 milhão imaginado.

O erro – saudável – do Senhor Daimler é entendido por uma época na qual a informação e o conhecimento circulavam a uma velocidade infinitamente menor que hoje. Atualmente, uma projeção “furada” como essa seria, para ser coerente com o negócio de transportes, atropelada pela concorrência.

Assim será o futuro: cada vez mais cheio de surpresas e fatos inesperados, mas para os quais nós devemos estar preparados. Nos EUA, existem algumas pesquisas que sinalizam o pequeno comprometimento das pessoas (40%) em analisar, conhecer e pesquisar o ambiente no qual se encontram. Algo como “olhar a vida da porta da rua para fora”. Desses 40%, apenas 30% analisa as perspectivas desse ambiente no médio e longo prazos. Logo, temos a seguinte equação:
(40% x 30%) = 12%
Ou seja, apenas 12% das pessoas, nos EUA, dedicam parte de seu tempo para pensar sobre o que vem por aí. Não acho que as coisas sejam muito diferentes no Brasil. Muito pelo contrário. Em um país imediatista (em parte, por necessidade), no qual as pessoas estão mais preocupadas com o fim do mês que com o fim do ano, a próxima década ou o fim dos tempos, esses porcentuais devem ser bem menores.

Jim Collins, em recente entrevista à revista Veja, afirmou: “Existem várias forças que contribuem para a instabilidade. O mundo está mais complexo e interdependente. As empresas não são as únicas forças globalizantes... Temos ainda a marcha contínua da mudança tecnológica na medicina, na eletrônica, na bioengenharia, na computação, criando coisas que nem imaginamos...”.

De maneira geral, classifico em cinco as grandes forças que estão afetando o nosso mundo:
Tecnológica.
Política.
Econômica.
Sociocultural.
Conhecimento.
Falarei sobre essas forças na próxima edição desta e-zine. Já nos aproximamos do fim deste ano e o período entre as festas é muito propício para planos e reflexões. Devemos aproveitar toda e qualquer oportunidade para avaliar o que nos reserva o futuro. Pode ser a diferença entre agir e reagir.

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