18/01/2011

Visão e Oportunidade

Guia passo a passo


Você já tem uma idéia para o seu empreendimento? Fantástico, você está à frente da maioria! Por outro lado, se você sente que quer fazer algo por conta própria, mas ainda não sabe muito bem o quê, não se preocupe: este guia pode ajudá-lo.

A primeira coisa a fazer é identificar oportunidades à sua volta. Boas idéias estão sempre rondando à nossa volta, só é necessário prestar atenção nelas, mas cuidado: nem tudo serve. As opções de negócio precisam estar sintonizadas com seus valores e seu perfil pessoal.

Você consegue identificar algum problema ou situação que possa ser resolvida em sua comunidade? Ninguém conhece a sua vizinhança melhor do que você. As pessoas reclamam de não ter um cinema por perto? Faltam supermercados? Não há farmácias suficientes para atender a demanda? Você provavelmente pode listar vários problemas que acontecem atualmente na sua vizinhança e cuja solução pode representar uma boa fonte de renda para você e, ao mesmo tempo, melhoria da qualidade de vida da população.

1o estágio: Identifique problemas
Pegue lápis e papel. Escreva uma lista de todos os problemas que a sua comunidade enfrenta. Um empreendimento sempre pode ser visto como uma forma de solucionar algum problema enfrentado por um grupo específico de pessoas.

Quase qualquer negócio pode ser encaixado nessa fórmula. As pessoas que vivem numa cidade precisam de comida para viver. Esse é um problema. Um mercado fornece comida para as pessoas na vizinhança. Essa é uma solução para as pessoas que moram por ali. Um empreendimento é apenas uma forma de resolver um problema, ou seja, atender a um desejo ou a uma necessidade, de um grupo específico de pessoas.

Por isso, o primeiro estágio para encontrar a idéia para o seu empreendimento, é identificar quais as áreas onde ocorrem problemas, que exijam soluções, nas quais você queira trabalhar.

2o estágio: Pense nas possíveis soluções
Se você conseguiu criar uma lista de problemas, provavelmente também poderá identificar algumas formas de resolvê-los. Dê uma olhada na lista e escreva as possíveis soluções para as situações que você identificou. Talvez alguns problemas possam ser solucionados de várias formas diferentes. Talvez algumas dessas soluções possam ser melhor implementadas por um grupo de pessoas dedicadas, e bem coordenadas. Alguma dessas soluções poderia representar um projeto interessante para você? É fundamental para o sucesso do seu empreendimento que você se sinta motivado e excitado com o projeto. Encontre uma idéia que você realmente tenha prazer em executar.

3o estágio: Identifique quem será beneficiado
Pense a respeito da solução que você imaginou no estágio anterior, e procure identificar todas as pessoas que poderão ser beneficiadas com esse projeto. Esse será o seu “público-alvo”. Será importante pesquisar a respeito de seus hábitos, localização, poder aquisitivo e outras informações que poderão mostrar se a proposta é coerente com o público que ela deseja atingir.

Com sorte, você será capaz de pensar numa idéia com a qual se sinta excitado e motivado e que possa ajudar as sua comunidade. O projeto não deveria ser algo que seus parentes ou amigos sugiram a você, ele será o SEU empreendimento, então certifique-se de que VOCÊ realmente gosta da idéia. Se você se entusiasmar com a idéia, então tem meio caminho andado para realizá-la!

Se você puder descrever o propósito do seu projeto em alguns parágrafos, e identificar o grupo de pessoas que será beneficiado com ele, você está pronto para avançar mais um passo, e começar a construir o seu empreendimento. O próximo passo é desenvolver um plano do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário