18/01/2011

Planejamento financeiro


Planeje seu negócio


Você já tem uma idéia para o seu projeto, e é capaz de descrever tanto o objetivo quanto as pessoas que serão beneficiadas com ele. Fantástico! Agora é necessário analisar os detalhes relacionados ao negócio para verificar se, ou como, ele será viável. Basicamente um Plano de Negócios tem quatro partes:

Plano estratégico
Estratégia significa “como fazer”. Digamos que você quer entrar no ramo de restaurantes. Vai desenvolver um “fast-food”, um restaurante chic, uma rede de franquias ou um “delivery”? Pretende focar os seus esforços no seu bairro, ou cidade, ou quer internacionalizar o empreendimento?

Plano de Marketing
Marketing é o mix que inclui a definição do produto (será um restaurante de comida internacional ou servirá pasta italiana?), a localização, a estratégia de preços e as formas de promover o negócio junto ao público-alvo. No Plano de Marketing são descritas ainda as metodologias para vendas e captação de parcerias.

Plano Operacional
Quem vai fazer o quê? Como? O Plano Operacional define detalhes da operação do negócio, tais como o número de pessoas, a sua capacitação técnica, as tarefas a executar, os procedimentos e tudo o mais que possa ser planejado de antemão para garantir a qualidade dos processos.

Plano Financeiro
Finalmente é preciso orçar cada item e colocar os resultados num planilha que apresente receitas e despesas estimadas ao longo do tempo (fluxo de caixa), para analisar o volume de investimentos e capital que será necessário para viabilizar o negócio.

O Plano de Negócios serve para analisar o empreendimento como um todo, mas também tem a grande vantagem de obrigar você a pensar em detalhes que poderiam representar surpresas durante a operação. Ele serve não só como documento fundamental para captar recursos financeiros e humanos, mas também como um “guia” com o roteiro dos passos necessários à realização do empreendimento.

Apenas insira as informações específicas do seu empreendimento em cada seção e imprima o documento. Você estará pronto para começar a captar capital e realizar o seu sonho. Este modelo de Plano de Negócios é a forma mais rápida e fácil de produzir um plano profissional, num formato padronizado que os investidores sérios esperam.

Você conseguiu marcar a entrevista para apresentar a sua idéia pessoalmente. E agora? Os investidores esperam que você seja capaz de apresentar os dados mais relevantes do negócio de forma objetiva e num espaço de tempo curto. Este modelo de apresentação em Powerpoint segue um formato que atende à maioria dos investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário